top of page
topo saber setores.jpg

SETORES

Conheça todos os setores disponíveis na SABER. Clique em cada título para ver o detalhamento.

Fisioterapia Aquática

Baseia-se na aplicação de técnicas específicas no ambiente aquático como: Watsu, Bad Ragaz e Halliwick. Este procedimento apresenta um valor efetivo na reabilitação dos usuários por proporcionar benefícios como, por exemplo, a flutuação que facilita ao deficiente físico manter-se em ortostatismo (de pé) sem o uso de órteses.

Fisioterapia Motora

Visa a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor, buscando a adequação do tônus muscular, a fim de evitar ou reduzir encurtamentos musculares e deformidades, visando as trocas posturais independentes.

Fisioterapia Respiratória

É aplicada em usuários com desconforto respiratório, com o intuito de prevenir o acúmulo de secreções que interferem na respiração e melhorar a limpeza e ventilação das vias aéreas através de mobilização e drenagem de secreções. Quando necessário, utiliza-se a técnica de aspiração das vias aéreas e oxigenoterapia.

Terapia Ocupacional

Este setor favorece estímulos adequados às necessidades sensório-motoras e percepto-cognitivas das crianças com necessidades especiais, facilitando a aprendizagem de funções essenciais e favorecendo o desenvolvimento de habilidades adaptativas relevantes para o seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Fonoaudiologia

O setor de fonoaudiologia tem como objetivo atuar na avaliação, habilitação/reabilitação da fala, linguagem (oral e escrita), audição, voz, motricidade oral e funções estomatognáticas (deglutição, sucção, mastigação, respiração e fonação), aspectos importantes à alimentação e inibição da sialorréia ("baba") excessiva do individuo, bem como fornecer orientações necessárias e direcionar condutas positivas ao desenvolvimento fonaudiológico dos usuários em seus respectivos ambientes familiares, além de encaminhar, sempre que necessário, a outras especialidades profissionais.

Psicomotrocidade

Os profissionais que atuam neste setor avaliam, acompanham e estimulam o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos usuários, com ênfase no desenvolvimento psicomotor dos mesmos.

Educação Visomotriz

Busca aprimorar a coordenação olho-mão, objetivando desenvolver os potenciais, criatividade e autovalorização da criança.

Práticas Pedagógicas

Objetiva promover a criação e a garantia de um ambiente acolhedor na sala de aula (Ensino Regular) para favorecer o acesso e o domínio da leitura e escrita de palavras, frases e textos, bem como de conceitos matemáticos.

Estimulação Sensório-Motora

Tem por objetivo estimular os usuários no desenvolvimento dos planos: intelectual, motor (coordenação motora ampla), social e afetivo .

PEC - Práticas Educacionais do Cotidiano

É um setor que se assemelha ao espaço físico de uma casa e que proporciona aos usuários situações que remetem às atividades do cotidiano, como: a realização de sua higiene oral e corporal; o despir e o vestir; a alimentação; o gerenciamento do ambiente doméstico; a organização da lista de compras de produtos que necessite etc. Desta forma, estimula-se o interesse e a motivação para a realização das tarefas supracitadas de maneira independente.

Psicologia

Oferece suporte e bem-estar psíquico aos usuários e seus responsáveis através de uma visão biopsicossocial.

Serviço Social

Cabe a este setor promover ações socioassistenciais junto aos indivíduos deficientes e suas famílias, na perspectiva de garantir o direito à proteção social básica, fortalecendo vínculos familiares e questões relacionadas à inclusão social.

TEA

Sala que atende crianças com diagnóstico de TEA usado como  método o ensino estruturado Teacch.

Espaço Alternativo

Sala destinada a atendimentos alternativos aos usuários, mediados por parte de quaisquer profissionais da Equipe Técnica que atua na Instituição, com o intuito de diversificar a terapêutica.

bottom of page